quarta-feira, 11 de maio de 2011

BOCA NO TROMBONE... COM SILVANIA SANTOS

 MOVIMENTO DO NEGRO

      Antes de tudo queria deixar claro que sou  estudante, bolsista e negra. Portanto não estou falando sem conhecimento de causa. A UFJF está passando por mais uma crise .
     A questão é que o caso as cotas para negros está ficando absurda já que estão sendo ocupadas por alunos brancos, ou seja, com a pele clara, mas que se autodeclaram negros. Me perdoem, mas, bem feito. Será que o país ainda não entendeu que a questão não é a cor da pele? E sim os acessos de educação escolar?
    Não estou aqui para ser boazinha nem defender ou acusar ninguém,no entanto quem tem coragem de dizer que é totalmente descendente de uma só raça? Sem que nenhum antepassado tenha se mistura entre as milhões de possibilidades . Branco  com negro com mulato com portugueses, africanos , italianos, japoneses e etc,  etc  e etc...
   Francamente , esta história já era de se esperar. O movimento negro de Juiz de fora acredita que a apreciação das cotas deve passar por apreciação econômica para garantir a inclusão. Sinceramente eu concordo e o pró-reitor da UFJF , EDUARDO MAGRONE também. Pois reconhece publicamente à falha e garante uma reavaliação . Vamos ver! Vamos ver!
   Ser  branco ou negro num país preconceituoso de ambos os lados , é muito difícil , pois tudo vem implicitamente  associado à questão  da cor da pele. Como se isto fosse o mais importante ou garantisse que alguém é melhor ou pior; mais ou menos merecedor  que o outro. 
   Gente, o absurdo começa quando um país mestiço como o nosso precisa de leis raciais pra garantir o acesso  e até a participação de negros em novelas ou comerciais. Segundo o IBGE 80% da população brasileira é negra  e esta maioria continua lutando pela igualdade e liberdade no Brasil. Ás vezes lutado errado, eu adimito, mas ainda temos que lutar... num país onde  somos a maioria.
 Somos da raça brasileira gente. Raça multicor, misturada e linda. Graças a Deus. E ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário